I BitConf

CIMG0050

No dia 8 de março aconteceu em Florianópolis a Primeira Conferência Brasileira sobre Bitcoin – I BitConf – que reuniu 64 participantes, de 11 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, BA, PE e DF) e da Argentina. A BitConf foi uma iniciativa da comunidade Brasil Bitcoin no Facebook, e que contou com o apoio de outros sites e fan pages.

Pela parte da manhã, foi realizado o debate “o que é o Bitcoin”, que contou com a presença do Mestre em Economia da Escola Austríaca, conselheiro do Instituto Mises Brasil e colunista do InfoMoney, Fernando Ulrich (Porto Alegre); de Jaison Carvalho (Joinville), bacharel em Sistemas de Informação, organizador do primeiro encontro sobre Bitcoin em Joinville; Paulo Geyer (Florianópolis), programador, ativista do software livre e do movimento cypherpunk, membro do Tarrafa Hacker Club e membro vitalício da Bitcoin Foundation e Marco Gomes (São Paulo), fundador da Boo-Box, co-fundador do MOVA+, Consiglieri do Grupo Jovem Nerd e ganhador, ano passado, do prêmio World Technology Awards.

Neste primeiro debate, foram abordados os conceitos técnicos e teóricos do Bitcoin e seu protocolo, bem como os conceitos econômicos e as vantagens da utilização do Bitcoin.

Fernando "Viajão", fundador da comunidade há dois anos atrás

À tarde foram realizados outros dois debates. O primeiro debate foi sobre a “situação atual do Bitcoin no Brasil e no mundo”. Participaram desta mesa o Vice-Presidente da Fundación Bitcoin de Argentina, Rodolfo Andragnes e Bernardo Quintão, fundador da Grow Investimentos, da startup BitWiFi e do Bitcoin Meetup Curitiba.

Foram passados informes sobre a aceitação da moeda (e também da dificuldade de aceitação) na Argentina e no Brasil, principalmente. Também foi analisada a expansão do Bitcoin em outros países, como EUA, China e Rússia. Importante participação neste debate do “hermano” Alberto Liver Vega, representando a empresa BitPay, que possibilita aos comerciantes utilizar o Bitcoin como uma forma de pagamento.

Helena Margarido participou diretamente de Londres

Na sequência, foi realizado outro debate sobre “aspectos legais e fiscais do Bitcoin”, com a participação de Andre Krutman e Helena Margarido (que participou online diretamente de Londres), ambos da BitInvest e Leandro Markus (Rio de Janeiro), consultor tributário e empreendedor contábil com experiência em grandes empresas como Walmart, Lojas Americanas e Petrobrás.

Nesta mesa de debates foram abordadas questões como regulamentação de exchanges, transparência e aspectos legais relacionados à tributação de ganhos com Bitcoin. A BitInvest também anunciou o lançamento de um cartão com a bandeira MasterCard, onde o usuário “depositará” bitcoins e poderá usar em qualquer loja que aceite o cartão MasterCard. Deve ser lançado antes da Copa do Mundo.

Marco Gomes, grande entusiasta do Bitcoin, ao lado de Fabrício Darosci, da Associação Software Livre de SC e Wladimir Crippa, moderador da comunidade BTC BR

O último debate foi sobre “oportunidades de negócios com Bitcoin”, que contou com a presença do CEO da Bitcoin to You, Andre Horta (Belo Horizonte), Gabriel Rhama (São Paulo), um dos criadores da P2PoolBrasil.org, uma pool verdadeiramente P2P e que já suporta 6 criptomoedas e Tony Fontoura, que atualmente mora nos Estados Unidos e está lançando o HashDollar, uma outra criptomoedas que teve seu código aberto na BitConf.

Andre Horta anunciou o lançamento em breve do payment gateway, que, assim como o BitPay, ajudará comerciantes a aceitar bitcoins de maneira fácil e rápida. Andre anunciou ainda que nos próximos dias outras criptomoedas como LiteCoin e HasDollar passarão a ser negociados no Bitcoin to You.

Gabriel Rhama contou a história do surgimento da P2PoolBrasil, da excelente aceitação que a pool vem tendo em tão pouco tempo no ar e dos planos para ampliação, com a expansão de suporte para outras altcoins.

Tony Fontoura foi o participante mais polêmico, ao esclarecer e fornecer mais detalhes de como o HashDollar deverá funcionar. A repercussão de sua participação rendeu o tópico mais discutido e comentado na comunidade Brasil Bitcoin (mais de 1000 comentários) em toda sua história.

Wladimir, Fernando Ulrich, Rodolfo da Fundación Bitcoin, Alberto, do BitPay, Allex da fan page Brasil Bitcoin e Reddit e Andre Horta, do B2U

Durante toda a conferência, um forte sentimento de comunidade. Era como se todos ali já se conhecessem há muito tempo – e na verdade, muitos se conheciam mesmo há quase dois anos, tempo de existência da comunidade. Mas fazia parte este encontro presencial, esta intensa convivência, propiciada na Ilha da Magia.

Se vão ter outras BitConfs? Certamente teremos que realizar, porque foi muito bom!

Obrigado à todos e todas que participaram, aos palestrantes, aos patrocinadores (HashDollar,BitInvest, BitWiFi, UseCryptos e ShopWithBit), aos voluntários e aos sites parceiros (BitcoinNews,Koins.me, Nerdices, Bitcoin Brasil), à Associação Software Livre de SC, à EVTur.

1896760_10152280862158373_690013664_n

Mais imagens da I BitConf:

II BitConf

II BitConf

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro aconteceu, em São Paulo, a II Conferência Brasileira sobre Bitcoin e criptomoedas. A conferência ocorreu na unidade da Barra Funda da Faculdade Impacta, que foi a principal patrocinadora do evento, e foi transmitida também pela internet, com o apoio fundamental da CoinBR, a maior empresa de mineração brasileira e da FoxBit, nova exchange que deve entrar em operação ainda em novembro.

Também patrocinaram a realização da II BitConf as exchanges Basebit, Bitcoin to You, Mercado Bitcoin, UseCryptos e Coinverse e teve ainda o apoio dos sites BitcoinNews, Vida de Programador, Nerdices e Associação Software Livre de SC.

O primeiro dia

A conferência estava programada para iniciar às 14 horas do dia 31. Entretanto, ocorreu uma queda de energia no bairro, o que ocasionou um atraso de duas horas para dar início. Finalmente, com a energia reestabelecida, foi rapidamente aberta e iniciada com a primeira apresentação prevista, do membro da comunidade Bitcoin BR Fabio Wolarski. Fabio é conhecido na comunidade como “Mãe Diná”, por ter acertado várias previsões sobre altas e baixas do Bitcoin. Falou sobre a análise técnica de gráficos.

Fabio Wolarski

Depois da palestra de Fabio, foi a vez de Marcos Carvalho, do Mercado Bitcoin, apresentar o Projeto Stellar, iniciativa de diversas empresas dos EUA e Europa, e que conta também com a participação do Mercado Bitcoin.

Em seguida, Safiri Felix, da Coinverse, falou sobre Bitcoin Banking – a porta de entrada para as moedas digitais. A Coinverse trouxe para o Brasil um ATM (caixa eletrônico) que funciona para a compra e venda de Bitcoin. Safiri compartilhou como tem sido esta experiência.

Safiri Felix

O primeiro dia encerrou com a realização do debate Bitcoin: nova economia e novas oportunidades de negócios. Participaram deste debate Andre Horta (Bitcoin to You), Safiri Felix (Coinverse), Flavio Pripas (Bitinvest), Gabriel Rhama (TinyPay) e Allex Ferreira (o Barão do Bitcoin rsrs).

Bitcoin: nova economia e novas oportunidades de negócios

O segundo dia

Iniciou-se o segundo dia da BitConf com a apresentação de Daniel Novy, da Basebit, que falou sobre se o Bitcoin é ou não uma bolha. A palestra de Daniel foi muito motivadora e esclarecedora. Se ele acha que é bolha ou não? Assista o vídeo da conferência rsrs

A palestra de Daniel foi até pouco mais de meio-dia, encerrando as atividades da manhã.

Daniel Novy

À tarde, um debate bastante aprofundado sobre o futuro do Bitcoin e das criptomoedas, que contou com a participação do professor da UnB Pedro Rezende, que tem um notável conhecimento da área de criptografia, de Fernando Ulrich, economista e autor do livro Bitcoin: a moeda na Era Digital e Rodrigo Batista, CEO do Mercado Bitcoin.

Qual o futuro do Bitcoin?

Finalizando a II BitConf, foi realizado um debate com o tema como fazer o Bitcoin crescer no Brasil. Participaram deste debate Daniel Novy, Safiri Felix e João Canhada (FoxBit).

canhada

Participaram da II BitConf cerca de 80 pessoas, de 8 estados brasileiros: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF e ES.

Todas as palestras e debates estão online e podem ser vistos no site www.linkaovivo.tv/bitconf – gentileza da CoinBR e da FoxBit 🙂

Teremos uma III BitConf? Ainda é cedo para pensar, mas que ficou esse gostinho no ar, ah, isso ficou 🙂

III BitConf

11215103_932493526773462_7069964718398877014_n

Iniciou neste sábado, 18 de julho, no Centro de Inovação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) a terceira edição da BitConf, Conferência brasileira sobre Bitcoin, na cidade de Florianópolis. Depois de uma semana de chuvas em Santa Catarina, parece que São Toshi resoveu operar um milagre e presentear aos participantes da conferência com um lindo dia de sol na capital catarinense.

Marcada para iniciar às 9:30, muito antes disso já chegavam ao local dezenas de participantes, o que possibilitou que a primeira palestra da conferência tivesse início sem atraso.

Para essa primeira palestra, sobre aspectos legais e jurídicos do Bitcoin, tivemos a presença da advogada Luiza Silva Balthazar, do escritório Pinhão e Koiffman, especializado em questões legais relacionadas à tecnologia. Como era esperado, surgiram muitas dúvidas, que foram elucidadas pela advogada.

11709565_932493690106779_2215839193703941063_n

Após a palestra da Luiza, seguiu-se a programação com a participação de Edilson Osório Junior, que falou sobre a forte presença chinesa no ecossistema Bitcoin e as possíveis consequências das decisões que venham a ser tomadas pelo governo da China, com prováveis impactos diretos e indiretos para toda a rede Bitcoin. Foi um excelente debate, que abordou as consequências econômicas, técnicas e políticas sobre a criptomoeda.

11026231_932509780105170_3644015024598614304_n

11738058_932583926764422_9113060859615800267_n

Com esta palestra encerrou-se o período de programação da manhã, por volta de 12:40h.

As palestras da tarde deveriam ter início às 14 horas, mas ocorreu uma queda de energia elétrica no bairro. Aliás, muitos dos presentes lembraram que em São Paulo, na II BitConf, também aconteceu o mesmo. Coincidência? Eu acho que não :p

Após quase uma hora sem energia, ela foi restabelecida e tivemos início com a palestra de Rocelo Lopes sobre mineração de Bitcoin. Rocelo iniciou a sua apresentação exibindo um vídeo onde mostrava parte de suas operações de mineração de criptomoedas no Paraguai. Após, fez um histórico da evolução da mineração.

11011178_932583823431099_1523527464799711569_n

10516757_932628776759937_8697945318460972042_n

Rocelo, que é o maior minerador brasileiro e proprietário da CoinBR.net esclareceu aos presentes todas as dúvidas relativas à mineração, tema que geralmente é a primeira preocupação das novas pessoas que chegam ao Bitcoin.

Após a palestra de Rocelo, iniciamos a apresentação de Fernando Bitti Loureiro, brasileiro que atualmente mora na Espanha e que tem tomado várias iniciativas e orientado aqueles que buscam se inserir no mercado Bitcoin. Fernando mantém o site www.bitcoinnosnegocios.com.br e tem demonstrado as inúmeras vantagens do uso do Bitcoin pelas empresas.

11230902_932629040093244_8869085294838159195_n

Depois da palestra de Fernando, a última participação do dia. Ken Kappler, chefe de comunicações tecnológicas da plataforma Ethereum, que veio diretamente de Londres para participar da conferência.

Ken apresentou as principais características e ideias da Ethereum, e falou sobre diversas aplicações que estão sendo desenvolvidas, utilizando-se da tecnologia da Blockchain. Alexandre Van de Sandes, que também participa do projeto Ethereum e realiza palestra no domingo, também participou da apresentação, colaborando e esclarecendo questões técnicas da plataforma.

11702890_932641723425309_8513600202997691961_n

11752336_932638050092343_8151431676510041730_n

Após a participação de Ken, teve início um coquetel no espaço central da ACATE, oferecido pela CoinBR.net. Na oportunidade, Rocelo Lopes, Charys e Safiri apresentaram algumas das novidades que a CoinBR lançará nos próximos dias.

E assim terminou o primeiro dia desta, que já é a maior edição realizada da BitConf 😉

III BitConf – 2º dia

Nos dias 18 e 19 de julho Florianópolis foi sede da III Conferência Brasileira sobre Bitcoin. Em outro post já relatamos como foi o primeiro dia da conferência e neste vamos relatar como foi o segundo dia.

A primeira palestra foi com Gabriel Ferraz, da start-up Hubble, que falou sobre “O verdadeiro público da economia digital”. Gabriel trouxe estatísticas muito interessantes e que muitas vezes desconhecemos, sobre o envolvimento das novas gerações com a tecnologia, principalmente no mercado de games.

19851159612_ca398186b9_z 19832369516_c29493d133_z

A apresentação seguinte foi do médico Rodrigo Castilhos, de Porto Alegre, que falou sobre propriedade intelectual, copyright, creative commons, pirataria e como a utilização da tecnologia da rede Bitcoin pode ser aplicada para deixar mais claras as questões referentes às licenças de autoria.

19670528058_e22f75d625_z

No início da tarde foi a vez de João Canhada, da exchange FoxBit, fazer uma apresentação da tecnologia e dos serviços da exchange, mostrar alguns casos de uso dos serviços para operações como remessas legais internacionais e também relatar um pouco da curta, porém muito impactante trajetória de apenas 7 meses, onde nesse curto período a exchange já ocupa um importante papel de destaque no ecossistema Bitcoin brasileiro.

19670262570_c92bee70c3_z

Em seguida o professor da Universidade de Brasília, Pedro Rezende, fez sua palestra “Criptomoedas em tempo de ciberguerra”, onde abordou assuntos relacionados à geo-política internacional, sistema financeiro, crise global da economia, alinhamentos políticos e econômicos em torno dos Estados Unidos ou da China e Rússia e, no meio disso tudo, a criptografia, as criptomoedas, a luta pelo controle da internet.

19237364513_fb74de4e68_z 19235635494_6a5daa4083_z

Enquanto acontecia a palestra do professor Pedro Rezende, na sala ao lado, batizada de sala 42, rolava uma oficina ministrada pelo Gabriel Aleixo e pelo Marco Agner, sobre segurança de wallets e criptografia, mostrando na prática como proteger seus bitcoins.

19670240438_451de72758_z

Após, mais uma vez tivemos no auditório a presença da plataforma Ethereum, desta vez com Alexandre Van de Sande, que também faz parte do núcleo diretamente envolvido com o desenvolvimento da Ethereum, que realizou diversas demonstrações em sua apresentação “Contratos inteligentes no Ethereum, ou como fundar o seu próprio país”.

19862958321_328562a81a_z

Finalizando os debates, tivemos uma mesa composta por Safiri Felix (CoinBR.net), João Canhada (FoxBit) e Fernando Bitti Loureiro (Bitcoin nos Negócios), que traçou um quadro do Bitcoin no país, perspectivas futuras e abordou questões como regulação.

19671414669_6e50817a99_z

Encerrando a III BitConf, foi lançado e exibido oficialmente no Brasil, pela primeira vez, o documentário Ulterior States, do diretor inglês Tomer Kantor.

Veja mais fotos da III BitConf aqui 🙂