Bitcoin cresce e se consolida no Brasil

Durante dois dias, Belo Horizonte foi a capital brasileira do Bitcoin. Nela se encontraram quase uma centena de entusiastas, estudantes, usuários e empreendedores do Bitcoin, a mais importante das moedas digitais, que a cada ano ganha mais adeptos e tem seu valor econômico ampliado. Somente nos últimos doze meses, o Bitcoin valorizou mais de 100%, indo de cerca de 350 dólares para quase 790.

Mas por que o Bitcoin cresce e se valoriza tanto? Para os seus defensores, isso acontece pelas vantagens da moeda: é rapidamente enviada de uma pessoa para outra, não importa onde ela esteja; garante uma elevada privacidade; não é controlada por nenhuma empresa; não sofre controle de governos; é segura; seu código-fonte é aberto e permite auditoria, entre outros pontos que seus defensores citam como vantagens.

Seus usuários encontram-se na internet, lugar onde a moeda nasceu, criada por Satoshi Nakamoto. Nakamoto é um pseudônimo, pois na verdade não se sabe quem criou a moeda. Acredita-se mesmo que não foi apenas um programador, mas uma equipe.

No Brasil está um dos maiores grupos de usuários no Facebook, onde são mais de 24.000 membros no grupo Bitcoin Brasil (http://www.facebook.com/groups/btcbr ). A moderação deste grupo organizou as quatro edições das conferências que ocorreram desde 2014, as chamadas BitConf, que a cada ano são mais organizadas e envolvem mais participantes.

Para o administrador do grupo, Wladimir Crippa, isso ocorre pelo aumento de pessoas que escuta falar no Bitcoin; pelo crescimento do grupo no Facebook; pela expansão das empresas que trabalham com Bitcoin e pelo aumento da crise econômica, que leva as pessoas a buscar outras formas de investir.

Nesta quarta edição foram realizadas seis palestras no sábado, dia 10, e sete no domingo, dia 11.

A abertura foi feita por André Horta, CEO da Bitcoin to You, empresa de Minas Gerais que oferece uma plataforma virtual para compra e venda de Bitcoins ( http://www.bitcointoyou.com ); possui ainda uma rede de lojas físicas para a aquisição da moeda; dispõem ainda de caixas automáticos (ATMs) para compra de Bitcoin e está lançando um cartão de débito que é recarregado com Bitcoins.

Além de André Horta, palestraram ainda Jonathas Carrijo, do site http://www.biscoint.io – que compara os valores do Bitcoin nos sites que vendem no Brasil; Luiz Felipe Martins, CEO da BitVale, fabricante do primeiro ATM 100% nacional; Diego Vellasco, CEO da Chamelleon, uma plataforma de negociação de outras moedas digitais; Gustavo Grossi, “evangelista” do Bitcoin em Belo Horizonte; Ricardo Linhares, especialista em comércio exterior e professor da PUC-MG; Fernando Guisso, programador e empreendedor, mantém o site de pagamentos http://www.pague.nu ; Eduardo Ribeiro Filho, da Capital Digital Aberto; Corrado Lantieri, CIO da italiana Dianesis Digital; o programador Esdras Eduardo, que falou sobre smarts contracts e outras aplicações para a plataforma Ethereum; Antonio Hoffert, da premiada startup CoinAction – http://www.coinaction.com ; Fabiano Dias, representante no Brasil da Bitwage, uma empresa que movimenta milhões de dólares mensalmente em remessas ( http://www.bitwage.com ).

Encerrando a BitConf, esteve presente o CEO da Ripio/Bitpagos, Sebastián Serrano, de Buenos Aires, mas sempre entre a Argentina e San Francisco, Califórnia. Sebastián apresentou os novos serviços que a Ripio passará a oferecer no Brasil no primeiro trimestre de 2017.

Durante a conferência houve a exposição e demonstração de três caixas automáticos, da Bitcoin to You e da BitVale. Também foi anunciada a entrada mais firme das operações no Brasil da peruana Bitinka – http://www.bitinka.com – exchange que opera em vários países da América Latina.

Todo o evento foi transmitido online pelo site http://www.criptomoedasfacil.com

Ao final, a constatação de que o Bitcoin tem um grande mercado a ser conquistado no Brasil e, ao que tudo indica, 2017 será mais um ano positivo para a moeda digital que está transformando o mundo.

Patrocinaram a BitConf:

– Bitcoin to You: http://www.bitcointoyou.com
– Bitinka: http://www.bitinka.com
– Capital Digital Aberto
– Dianesis Digital
– Ripio: http://www.ripio.com
– Bitcoin.com: http://www.bitcoin.com
– Bitcâmbio: http://www.bitcambio.com.br
– Exxcy

Apoiaram:

– Nerdices: http://www.nerdices.com.br
– BitVale: http://www.bitvalebrasil.com.br
– Chameleon: http://chameleonbit.trade
– Biscoint.io: http://www.biscoint.io
– Cryptonation: https://cryptonation.soy/pt
– Bitpédia: http://www.bitpedia.com.br
– Criptomoedas Fácil: http://www.criptomoedasfacil.com
– Bitkoins: http://www.bitkoins.com.br
– Bitcoin Brasil: https://www.facebook.com/groups/btcbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *